WCH

Em resposta a um pedido de ajuda feito por uma organização local, a ADDHU abriu, em Janeiro de 2008, um Centro de Acolhimento para crianças órfãs e vulneráveis em Nairobi, a capital do Quénia. A abertura do Centro ocorreu pouco tempo depois da vaga de violência pós-eleitoral no final de 2007, quando milhares de quenianos viram-se obrigados a deslocarem-se das suas zonas de residência devido à destruição das suas habitações, sendo que o número de deslocados internos ultrapassou os 600 000. A abertura deste Centro significou também um avanço importante no caminho da ajuda humanitária como primeiro passo na defesa dos direitos humanos, ideia que a ADDHU defende com entusiasmo.


WCH2  WCH1 

O Centro de Acolhimento Wanalea situa-se em Ongata Rongai, a cerca de 20 km de Nairobi, e acolhe neste momento 31 crianças. Oriundas do bairro de lata de Kware (Ongata Rongai), e de outras regiões do Quénia como Nakuru ou ainda Kisii, as crianças vivem no Centro onde construíram uma verdadeira família. A maioria são órfãs, vítimas da Sida, dos conflitos pós-eleitorais ou ainda de maus-tratos e abandono. Antes de chegarem ao nosso Centro, viviam em condições de extrema pobreza, sem alimentação, sem casa, sem cuidados de saúde, sem escola, sem amor e carinho...

 Todas as crianças vivem no Centro Wanalea recebem, para além de um abrigo seguro, alimentação, cuidados de saúde e acompanhamento psicológico adequado às suas necessidades. As crianças vão à escola fora do Centro, e frequentam o ensino oficial queniano em diversas escolas da região para que possam assim ter acesso a uma educação de qualidade.


 WCH4  WCH15
WCH31  WCH30

 

Para além do Programa de Ensino da Lingua e da Cultura Portuguesas, que já se encontra em curso, está prevista a implementação de um programa de educação cívica e de formação profissional para alargar os horizontes e as expectativas de profissionalização futura das crianças. O objectivo é fornecer a estas crianças as ferramentas necessárias para que possam ter uma vida saudável e produtiva, quebrando assim o ciclo de pobreza, e contribuindo para o desenvolvimento do seu país.


WCH7  WCH8

O Centro de Acolhimento Wanalea foi reconhecido pelo Governo do Quénia, Ministry of East African Community, Labour and Social Protection (Department of Children Services), como Charitable Children’s Institution (CCI), tendo sido distinguido pelos elevados standards e a qualidade dos cuidados e serviços oferecidos às crianças residentes. A custódia legal das crianças foi oficialmente entregue à instituição pelo tribunal de menores do Quénia.

O Centro Wanalea não existiria sem a ajuda e apoio incondicional dos padrinhos. Faça parte da família Wanalea apadrinhando uma criança! Clique aqui para obter mais informações sobre o programa de apadrinhamento Wanalea.

Porque somos diferentes?

1. O Wanalea Children’s Home é uma “Instituição de Caridade para Crianças” (Charitable Children’s Institution), devidamente reconhecida pelo Governo do Quénia, tendo sido elogiada pelo Departamento de Protecção de Menores (District Children’s Office) do Distrito de Kaijado, pelos altos níveis e pela qualidade dos serviços prestados às crianças, sendo mesmo considerado um dos melhores orfanatos de Nairobi.

2. Consideramos que os direitos das crianças são de extrema importância e que a nossa acção se deve guiar pelas disposições e pelos princípios da Convenção dos Direitos das Crianças das Nações Unidas e pelo Child’s Act do Governo do Quénia.

3. As políticas e os procedimentos de protecção das crianças e de menores são peças-chave do nosso projecto.

4. Pretendemos criar um ambiente em que cada criança se sinta segura e protegida, e em que cada criança seja respeitada e tenha uma voz.

5. Providenciamos às crianças que estão ao nosso cuidado não apenas abrigo, alimentação, educação e cuidados de saúde, mas também uma família, importantes valores, e muito amor e carinho!

6. O WCH é gerido por uma equipa composta por funcionários locais dedicados e experientes, pertencentes às comunidades de onde as crianças são provenientes, estando por isso bem capacitados para compreender as suas necessidades e para encontrar as soluções mais adequadas para os seus problemas.

7. A monitorização e a avaliação contínua dos indicadores-chave de desempenho é uma componente fundamental e essencial do nosso projecto.

8. Somos aconselhados por especialistas locais e internacionais, bem como por conselheiros do governo, com décadas de experiência em educação e em desenvolvimento e cuidados infantis.


Clique aqui para ver mais fotografias

Clique aqui para ver os vídeos

Clique aqui para ver a reportagem da RTP1 sobre o Centro de Acolhimento da ADDHU

Clique aqui para ver a reportagem da TVI "Mamã Laura" sobre o Centro Wanalea e o trabalho da ADDHU no Quénia

Clique aqui para ver a fotoreportagem de Maria João Fragateiro

  

Siga o dia-a-dia das crianças através da página de Facebook do Centro Wanalea