A equipa da ADDHU, composta pela presidente e fundadora Laura Vasconcellos e pela coordenadora do projecto Quénia, Carolina Vasconcellos, deslocou-se ao Quénia do dia 11 de Novembro ao dia 10 de Dezembro de 2009 para visitar as crianças do Centro de Acolhimento da ADDHU em Nairobi e para dar continuidade aos seus projectos de ajuda humanitária neste pais.

As nossas visitas diárias ao Centro permitiram-nos verificar que todas as crianças se encontram bem e saudáveis, e todas tiveram bons resultados nos exames escolares. Foi implementado um menu semanal, tal como o governo queniano o exige e foram realizadas algumas sessões de formação com as crianças e sobretudo o staff em higiene, nutrição, pedagogia e segurança. Foram também feitas algumas obras de renovação e de melhoramento do Centro, com o objectivo de mudar os rapazes de quarto e de preparar as instalações para receber os estagiários do IPAD, nomeadamente no anexo da casa, nas instalações dos voluntários e no sistema de canalização e água. Comprámos camas, colchões e almofadas novas, e também lençóis e toalhas de banho. Neste momento, as raparigas mais velhas estão separadas das mais novas, tendo ficado com o antigo quarto dos rapazes, que foram transferidos para o quarto do anexo renovado. Foi também terminada a construção de um baloiço, oferecido pelas voluntárias Rita Marques e Laura Gonzalez.

Foram também realizadas algumas visitas ao bairro de lata de Kitui Ndogo, onde se encontra a trabalhar a organização queniana FOC, parceira da ADDHU, que dá apoio às crianças deste bairro de lata, entre as quais 6 são apoiadas pela ADDHU, fazendo parte do programa de apadrinhamento Wanalea. A equipa da ADDHU verificou que todas as crianças se encontram bem, tendo feito imensos progressos tanto a nível escolar como a nível de saúde.

Finalmente, entrevistámos algumas das mães adolescentes já seleccionadas para o nosso programa de apoio, o que nos permitiu levantar alguns dados importantes para a implementação do projecto e realizar um pequeno documentário sobre a situação destas jovens.

  • Missão Quénia Nov - Dez 2009Missão Quénia Nov - Dez 2009