O Nepal é um país onde predomina um quadro de extrema pobreza e de fraco desenvolvimento socioeconómico, agravado por uma instabilidade política resultante de uma recente guerra civil, que apesar de finda – por altura da assinatura do Acordo Compreensivo de Paz em Novembro de 2006 –, ainda não oferece as garantias e os direitos políticos, económicos e sociais aos seus cidadãos.


ADDHU no Nepal   ADDHU no Nepal

De acordo com dados oficiais do PNUD – Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas –, o Índice de Desenvolvimento Humano situa o Nepal no 138º lugar num total de 177 países. Trinta e oito por cento da população vive abaixo do limiar da pobreza, especialmente nas zonas rurais.

O projecto de cooperação para o desenvolvimento que a ADDHU apresenta está inserido num quadro geral de combate à pobreza, dirigindo-se a um grupo específico da população - residente numa zona rural muito pobre e pouco desenvolvida.


ADDHU no Nepal

Em Setembro de 2006, Laura Vasconcellos realizou, a título pessoal, uma missão de voluntariado no Nepal através de uma agência internacional britânica. Foi colocada na região de Chitwan, aldeia de Sharampur, para dar apoio a um pequeno orfanato, e onde teve a oportunidade de se inteirar das necessidades e das profundas carências das populações locais, que vivem em situação de pobreza extrema, e tendo igualmente conhecido aquele que viria a ser o futuro colaborador da ADDHU, Prakash Karki, professor na escola da aldeia.


ADDHU no Nepal

Neste contexto, a ADDHU tem vindo a realizar intervenções de cariz humanitário, e no âmbito da cooperação para o desenvolvimento, com vista a melhorar as condições de vida das populações desfavorecidas do Nepal, promovendo o desenvolvimento das zonas rurais e contribuindo para a redução da pobreza e para a melhoria das condições de vida das populações locais.


ADDHU no Nepal